quarta-feira, 20 de junho de 2012

PARA REFLETIR


OLÁ galera! Estava lendo um guia de estudo da Universidade do Estado do Pará (UEPA) da seguinte disciplina “Educação de Surdos sob o enfoque da Inclusão” e achei algo muito interessante, são dois pontos de vistas sobre a Pessoa com Surdez, gostaria que vocês lessem. Vamos refletir e deixar o preconceito de lado?

CLÍNICO –PATOLÓGICO

·         Baseado na tradição médica, a surdez é vista como deficiência.
·         A competência auditiva é classificada por graus de perda.
·         Para que problemas sejam evitados a criança surda deve ser encaminhada para escola especial, para receber estimulação auditiva e oral, para adquirir padrões de normalidade.
·         Na aceitação da diferença da diferença e a exaltação demasiada da língua oral.
·         A opressão do surdo na medida em que há a proibição ou dificuldade no acesso à língua de sinais.

 IMAGEM DA INTERNET

SÓCIO-ANTROPOLÓGICO

·         O sujeito surdo é percebido como um componente de uma comunidade linguística minoritária que faz uso da língua de sinais.
·         A surdez é uma realidade heterogênea multifacetada. Cada sujeito surdo é único. A construção de sua identidade dependerá das suas experiências socioculturais.
·         Concebe a surdez como uma diferença que, acima de tudo, deve ser compreendida e respeitada.
·         Garante os direitos dos alunos surdos de terem acesso à língua de sinais.


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