sábado, 24 de novembro de 2012

CLASSIFICADOR NA LIBRAS


Nas línguas do mundo as classificações podem se manifestar de várias formas. Podem ser:· uma desinência, como em português, que classifica os substantivos e os adjetivos em masculino e feminino: menina - menino;· pode ser uma partícula que se coloca entre as palavras;· e ainda pode ser uma desinência que se coloca no verbo para estabelecer concordância. Ao se atribuir uma qualidade a uma coisa como, por exemplo: arredondada, quadrado, cheio de bolas, de listras, etc isso representa um tipo de classificação porque é uma adjetivação descritiva, mas isso não quer dizer que seja, necessariamente, um classificador como se vem trabalhando este conceito nos estudos lingüísticos. Para os estudiosos deste assunto, um classificador é uma forma que existe em número restrito em uma língua e estabelece um tipo de concordância. Na LIBRAS, os classificadores são configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância. Assim, na LIBRAS, os classificadores são formas que, substituindo o nome que as precedem, pode vir  junto ao verbo.
 Para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Portanto os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA.Os classificadores para PESSOA e ANIMAL podem ter plural, que é marcado ao se representar duas pessoas ou animais simultaneamente com as duas mãos ou fazendo um movimento repetido em relação ao número. Os classificadores para COISA representam, através da concordância, uma característica desta coisa que está sendo o objeto da ação verbal.

Veja alguns exemplos ótimos produzidos pelo pessoal da Escola Educacional Chaplin de Goiânia-GO...
Confira é muito lindoooooo!

4 comentários:

Unknown disse...

Muito engraçado!!!!!!!! Eu todos entendo!!!Ele é legal!!!

Anônimo disse...

e ótimo vou fazer um trabalhho no curso .e muito bom.

Lelma disse...

Que bom que gostou...bjos sinalizados

Shirlei disse...

Libras - língua de sinais esta sendo muito importante para mim!!! uma experiência gratificante para o aprendizado de ambos os lados...ouvintes e surdos, surpreendente a velocidade em que se entendem, a habilidade a desenvoltura que se comunicam e que vamos aprendendo com as mãos a expressão corporal entre outras possibilidades na aprendizagem... maravilhoso!!!