quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alfabeto manual em LÍngua de Sinais

Esses alfabetos são de diversos países, que encontrei passeando pela internet e gostaria de compartilhar com vocês....




Vamos galera estudar a Língua Brasileira de Sinais!!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

II CURSO BÁSICO DE LIBRAS


 
                                                                     IMAGEM RETIRADA DA INTERNET
 
O II CURSO BÁSICO DE LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS TEVE INÍCIO NO DIA 20 DE MARÇO DE 2012, NA CIDADE DE DIANÓPOLIS. O CURSO É OFERECIDO A PROFESSORES, ALUNOS, PAIS DE ALUNOS SURDOS E PARA A COMUNIDADE LOCAL. HÁ APROXIMADAMENTE 40 (QUARENTA) CURSISTAS, ENTRE ELES, PROFESSORES DAS CIDADES CIRCUNVIZINHAS.

O CURSO TEM O OBJETIVO DE ENSINAR A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E ASSIM FACILITAR A COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES.
A PROFESSORA INTÉRPRETE RESPONSÁVEL PELO CURSO É LELMA BARBOSA, INTÉRPRETE HÁ OITO ANOS COM CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA NA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LIBRAS/PORTUGUÊS/LIBRAS.

 
A ALUNA AMORIANA AGRADECEU AOS PROFESSORES, “ESTOU MUITO FELIZ POR VOCÊS ESTAREM APRENDENDO LIBRAS, OBRIGADA POR APRENDER LIBRAS.”

quarta-feira, 23 de maio de 2012

INTRODUÇÃO GRAMATICA DE LIBRAS

Vamos assistir e aprender um pouquinho mais sobre a gramatica da Língua Brasileira de Sinais?
Esse vídeo foi produzido pelo INES.

terça-feira, 15 de maio de 2012


A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL




A história da educação de surdos iniciou-se com a criação do Instituto de Surdos-Mudos, hoje é o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (I.N.E.S.). Fundado em 26 de setembro de 1857, pelo professor surdo francês Ernet Hwet, que veio ao Brasil a convite do Imperador D. Pedro II para trabalhar na educação e surdos. No início, eram educados por linguagem escrita, articulada e falada, datilologia e sinais. A disciplina "Leitura sobre os Lábios" estaria voltada apenas para os que apresentassem aptidões e a desenvolver a linguagem oral. Assim se deu o primeiro contato com a Língua de Sinais Francesa trazida por Herwet e a língua dos sinais utilizada pelos alunos. É importante ressaltar que naquele tempo, o trabalho de oralização era feito pelos professores comuns, não havia os especialistas. Assim a comunidade surda veio conquistando seu espaço na sociedade. Hoje podemos observar que os governos têm preocupado com a inclusão. De acordo com a Declaração de Salamanca (1994, p. 15).

Segundo o texto da Constituição brasileira, em seu artigo 208, fica também garantido "O atendimento especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino". A lei nº 9394/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional procurando trazer a garantia de "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino". Segundo o texto constitucional, na concepção da lei, a "educação especial" é definida no artigo 58, como "a modalidade de educação escolar na rede regular de ensino, para educando portadores de necessidades especiais." Nesse caso, porém, temos um detalhamento de como este processo, em teoria, deveria ocorrer.

Mesmo com o amparo das leis ainda é preciso lutar, participar das políticas comunitárias dentro das escolas, das clínicas, dos órgãos públicos buscando mudanças as políticas educacionais. A lei fala preferencialmente e não exclusivamente, dificultando um pouco o acesso dos surdos na educação. Pois muitas vezes os profissionais da área de educação não sabem, e tem medo de enfrentar o desafio. Para Sassaki (1997, p. 150), "E preciso rever toda a legislação pertinente à deficiência, levando em conta a constante transformação social e a evolução dos conhecimentos sobre a pessoa deficiente."

  
DEFICIENTE AUDITIVO, SURDO OU SURDO-MUDO?

Segundo FENEIS (Federação Nacional dos Surdos), o surdo mudo é a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao surdo, e infelizmente ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação. Para eles o fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é outra deficiência. Para a comunidade surda, o deficiente auditivo é aquele que não participa de Associações e não sabe Libras, a Língua de sinais. O surdo tem a Libras (Língua Brasileira de Sinais), como sua língua materna.

O surdo é o individuo em que a audição não é funcional para todos os sons e ruídos ambientais da vida; que apresenta altos graus de perda auditiva prejudicando a aquisição da língua oral e impedindo a compreensão da fala através do ouvido.




Adaptação: Lelma, Kenia e Rozecléia

segunda-feira, 14 de maio de 2012


Olá!

Estou fazendo o curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC...

E está sendo muito interessante, pois, é sempre bom aprender algo novo, principalmente quando voltado para a Educação e assim melhorar cada vez mais o nosso trabalho. Até o momento já realizamos várias atividades, no primeiro encontro postamos no ambiente virtual a apresentação pessoal e quais as expectativas do curso, as atividades seguintes foram; leitura do texto “Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade” fazendo uma reflexão e depois relatando “Quem sou como professor e aprendiz”. Assistimos também o vídeo do prof. Dr. Ladislau Dowbor que abordava sobre “Educação e Tecnologia”. Posteriormente, foi feito um levantamento na Unidade Escolar em que trabalhamos sobre quais são os recursos tecnológicos usados pelos docentes da escola. Porém, o que mais me chamou atenção, foi à criação do blog, todos sabemos que ele é um instrumento interessante para usarmos no processo de ensino-aprendizado, acredito que algumas pessoas já possuíam o blog, porém, eu só criei quando comecei a fazer este curso. O último tema que estudamos foi sobre “HIPERTEXTO”, vocês sabem o que é Hipertexto? Não! Então vale a pena dar uma olhadinha neste texto.



Até breve!!  Logo, logo postarei mais novidades sobre o que estou aprendendo!



Bezzo 1000!